terça-feira, 7 de outubro de 2008

Caixa Acústica

Falando em som, quem quer um som SPL ou Trio, obrigatóriamente usará este artificio. A escolha da caixa acustica é definido pelo resultado que você espera do som. Depois de muito pesquisar na internet sobre o assunto, percebi que a maioria das pessoas tem a duvida sobre qual melhor caixa usar, e sobre a diferença entre caixa dutada e selada.
Não posso opinar sobre qual você vai usar, afinal gosto é gosto, mas trago uma lista com caracteristicas proprias, levando em consideração estudos que fiz (e não foram poucos), então veja segundo as caracteristicas, qual se enquadra no que você espera do seu som. Boa diversão.

Definição de Caixa Acústica

Caixas utilizadas para instalação de Woofers e Subwoofers, permitindo o melhor resultado de suas capacidades, ou seja, querendo a qualidade de som impecavel, tem que caprichar na montagem da caixa. Uma caixa acústica corretamente calculada e construída, realça a performance do woofer/subwoofer, aumentando a intensidade do som, a potência aplicável e a resposta de transientes.
A função básica da caixa é separar a parte frontal da parte traseira do alto falante, toda fonte de áudio emite radiação sonora para frente e para trás, simultaneamente, mas com polaridades diferentes, isto é, a onda que sai por trás do falante é inversa à onda que sai da frente do falante, portanto como as polaridades das propagações são opostas, fica impossível, sem a caixa, evitar o cancelamento de ondas e perda da qualidade, nas baixas freqüências, o cancelamento de ondas é ainda mais prejudicial à qualidade final do áudio porque a propagação das ondas é extremamente difusa.
É o volume da caixa que determina a frequência de sintonia do sistema "caixa-falante". Uma caixa acústica pequena demais joga a frequência de sintonia para cima, deformando a resposta fazendo o sistema gerar distorções e aumentando o risco de queimar o seu alto falante. Na hora de escolher sua caixa preste bem atenção nesse ponto, alias a montagem da caixa só deve ser feita já com o alto falante em mãos.
Deve ser levado em consideração se você está procurando graves bem pronunciados e até um pouco retumbantes, o tipo e o tamanho da caixa acústica e sua sintonia são diferentes do que os adequados a uma resposta de graves potente porém mais bem definida. Diferentes batidas secas e uma batida mais consistentes. a grosso modo podemos explicar como Tum e Tuuuuummmm.
Como as principais duvidas são entre caixas selada x caixas dutadas ae vão suas principais caracteristicas, escolha a que mais condiz com que você quer:

Caixa Selada (Closed Box)

É ideal para batidas secas, para quem busca um grave puro e profundo, tem excelente resposta a transientes, tendo resposta de frequancia plana com baixa distorção em toda a faixa, utilizando alto falantes de alta excursão (movimento positivo/negativo da bobina/cone).
Esse tipo de caixa é ideal para quem curte Pop, Dance, Heavy Metal ou Rock, que possuem uma batida de mais impacto.
Agora quanto ao volume você pode definir:
Volume menor:
Faz com que a frequência de sintonia suba, obtendo uma resposta de graves menos estendida, menos plana com graves mais acentuados e potência aplicável maior, proporciona som mais "duro", grave de ataque.
Volume maior:
Faz com que a frequência de sintonia desca, com respostas de graves mais estendida (baixas frequências) e mais plana, tem uma potência aplicável menor e graves mais profundos e mais natural.
Em resumo de grosso modo esse seria o som Tum.

Caixa Dutada (Vented Box)

Essa tem as respostas de graves mais estendida, com alto SPL e baixa distorção nas frequencias de sintonia, para quem deseja graves mais reforçados. Permite muita frexibilidade de projeto, justamente pela variação de sintonia do duto. Este tipo de sistema promove um ganho de cerca de 3 dB a mais que uma caixa selada. Pode ser alinhada para uma resposta mais agressiva em baixa frequência, atuando também no controle de excursão do alto-falante. O duto pode possuir qualquer formato. A sintonia é feita através do volume total do duto, também chamado de pórtico.
Esse sistema é para quem curte Jazz, MPB, Clássico, Pop, Axé, Pagode, que são estilos com graves mais estendidos.
O duto funciona como uma espécia de emissor sonoro, contribuindo de forma significativa nas respostas de baixas frequências. O duto também faz com que o deslocamento do cone seja reduzido, permitindo o uso de falantes de maior sensibilidade com cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura que possui um conjunto móvel mais leve e eficiente, porem tanto os volumes quanto as dimensões dos dutos são críticas e não devem ser alteradas, sem cuidadoso recálculo. O diâmetro dos dutos pode ser alterado, desde de que seu comprimento seja ajustado proporcionalmente. Quanto maior for o diâmetro do duto, tanto maior deverá ser o seu comprimento.
Esse tipo de caixa é pra quem curte o Tuuuuuuuummmm, uma batida com um impacto maior, digamos que chama mais a atenção, porem se não for bem calculado e regulado, você acha que ta abafando e na verdade ta é fazendo vergonha.

Existem outros tipo de caixas, porem não tão usadas ou difundidas, quem sabe mais pra frente eu fale delas, por hora escolham o que vocês querem do som de vocês e definam o que vai ficar melhor usar.

Nenhum comentário: